Meu filho fala enrolado, como melhorar? Como estimular a criança a falar? Atraso de fala nas crianças, quando se preocupar? Estas são apenas algumas das dúvidas mais comuns entre os pais!
O atraso na fala é um problema que impacta 30% das crianças de até cinco anos e pode ser um indicativo de uma série de condições. Contudo, existem muitos casos em que esse atraso não está relacionado a nenhuma condição.
Então, cabe aos pais, buscar entender quando esse atraso na fala é natural e quando é motivo para preocupação. Além disso, é de responsabilidade deles também aprender formas de como estimular a criança a falar. Portanto, veja mais sobre abaixo!
Atraso de fala – Quando preocupar?
Antes de conferir as dicas de como estimular a criança a falar, é importante que os pais saibam quando o atraso na fala é motivo de preocupação.
Então, a preocupação com o desenvolvimento da fala em crianças geralmente surge quando determinados marcos não são alcançados nas diferentes fases do crescimento.
Por volta dos 12 meses, espera-se que a criança emita suas primeiras palavras simples, e até os 2 anos, frases curtas podem começar a se formar.
Contudo, se, ao atingir a idade de 2 anos, a criança ainda não estiver falando e nem mesmo tendo a capacidade de juntar palavras, pode ser o momento de considerar uma avaliação mais aprofundada.
Aos 3 anos, a maioria das crianças deve ser compreendida por estranhos e ser capaz de expressar suas necessidades de maneira mais complexa.
Logo, se nessa fase a comunicação continua atrasada, é aconselhável buscar a orientação de profissionais especializados.
Porém, é fundamental também considerar que o desenvolvimento da fala varia de criança para criança e alguns podem alcançar esses marcos em momentos ligeiramente diferentes.
Como estimular a criança a falar de forma natural?
A comunicação é uma habilidade fundamental no desenvolvimento infantil e estimular a fala de forma natural é muito importante para o progresso linguístico saudável.
Então, se seu filho está com problemas na fala ou se você quer ajudá-lo a ter uma boa comunicação no futuro, separamos algumas dicas de como estimular a criança a falar. Veja!
Conversas contextualizadas
A primeira estratégia envolve a integração de conversas contextualizadas no cotidiano da criança.
Então, optar por temas que se relacionem com o ambiente imediato cria uma ponte entre a linguagem e a experiência prática.
Então, durante as refeições, por exemplo, os pais podem falar sobre os diferentes alimentos presentes, suas cores, texturas e sabores.
Assim, esse diálogo não apenas vincula a fala ao contexto, mas também introduz vocabulário relevante de maneira natural.
Ao incorporar palavras associadas às atividades diárias, como “garfo”, “colher”, “macio” e “crocante”, a criança começa a construir um repertório linguístico que é significativo e aplicável ao seu mundo imediato.
Além disso, vale dizer que a repetição dessas conversas contextualizadas fortalece essas conexões e contribui para o desenvolvimento de uma fala mais rica também.
Faça perguntas
A segunda dica de como estimular a criança a falar é fazer perguntas desafiadoras, projetadas para promover a reflexão e a expressão verbal mais elaborada.
Então, em vez de perguntas fechadas que podem ser respondidas com um simples “sim” ou “não”, os pais são encorajados a utilizar perguntas abertas que incentivam a criança a explorar e articular suas ideias.
Então, por exemplo, ao invés de perguntar “Você quer isso?”, pode-se questionar “Qual fruta você quer?”. Percebe a diferença? A criança precisa expressar o que ela quer.
Portanto, essas perguntas abertas estimulam a criança a pensar criticamente, a desenvolver habilidades de comunicação mais sofisticadas e a expandir seu vocabulário ao responder de maneira mais detalhada.
Como estimular a criança a falar? Sons e ritmos
Ainda é possível explorar sons e ritmos como um meio de estimular a fala natural.
Então, brincadeiras envolvendo instrumentos musicais simples, como chocalhos, tambores e até mesmo objetos do dia a dia que produzem sons únicos, ajudam para uma melhor experiência sensorial e cognitiva.
Portanto, ao interagir com esses elementos sonoros, a criança passa a desenvolver a capacidade de imitar e reproduzir sons, mas também é incentivada a criar suas próprias narrativas sonoras.
Logo, os pais contribuem para o fortalecimento das habilidades linguísticas, ajudando até mesmo no desenvolvimento da coordenação motora, já que a criança explora e manipula diferentes instrumentos para expressar suas experiências de maneira única.
Envolva a criança em histórias
Os pais podem começar uma história e, em seguida, convidar a criança a adicionar elementos à trama, por exemplo.
Essa prática é uma forma de incentivar a criatividade, mas também desenvolve a capacidade da criança de articular suas ideias e eventos de maneira clara.
Assim, ao ajudar na construção da narrativa, a criança aprimora suas habilidades verbais e experimenta a alegria de contribuir ativamente para uma história em desenvolvimento.
Como estimular a criança a falar? Descrição de objetos
Além de todas as dicas de como estimular a criança a falar, os pais ainda podem utilizar-se da estratégia da descrição visual para ajudar no vocabulário do filho.
Ao introduzir imagens ou objetos e desafiar a criança a descrevê-los detalhadamente, é possível então estimular a comunicação verbal e o desenvolvimento da habilidade de observação também.
Por exemplo, mostrar uma imagem de um parque e incentivar a criança a descrever o que vê, incluindo elementos como pessoas, árvores e animais.
Essa atividade promove a habilidade de organizar pensamentos e expressar ideias de maneira coerente, contribuindo para um repertório verbal mais amplo.
Estas são apenas algumas das estratégias de como estimular a criança a falar. Além de seguir cada uma delas, a consulta a um profissional especializado pode ajudar no desenvolvimento da criança.